Questões de Enfermagem de Concursos

  • questão #344932
    CESPE - 2013 - TRT 8ª - Analista Judiciário - Enfermagem
    Assunto: Geral
    No que se refere à diálise peritoneal, uma terapia de substituição da função renal, assinale a opção correta.
    a) A hiperglicemia é frequente em pacientes submetidos à diálise peritoneal, devido à grande quantidade de dextrose presente nas soluções de diálise, devendo a glicemia desses pacientes ser monitorada, principalmente a de diabéticos.
    b) A diálise peritoneal é tão eficiente quanto a hemodiálise em situações de hipercalemia e intoxicações.
    c) A díalise peritoneal, no tratamento de pacientes com insuficiência renal, não está relacionada a perda proteica.
    d) Ocorrendo hipertensão arterial associada à hipovolemia devido ao volume exagerado de ultrafiltração, devem-se administrar ao paciente líquidos por via endovenosa, para corrigir o problema, não sendo necessário interromper a terapia dialítica.
    e) A hipopotassemia é uma alteração frequente relacionada à diálise peritoneal, podendo ser tratada pela infusão de solução endovenosa de cloreto de potássio, sem alterar a constituição da solução de diálise.
  • questão #344931
    CESPE - 2013 - TRT 8ª - Analista Judiciário - Enfermagem
    Assunto: Geral
    Acerca da insuficiência renal, assinale a opção correta.
    a) Os níveis séricos de ureia e creatinina de pacientes que tomam medicamentos nefrotóxicos, como aminoglicosídios, gentamicina, amicacina e polimixina B devem ser monitorados a partir da sexta hora após o início do tratamento medicamentoso.
    b) A hiperpotassemia, distúrbio potencialmente fatal relacionado à insuficiência renal aguda, devendo o paciente com esse tipo de insuficiência ser submetido a balanço hídrico rigoroso e pesagem diária.
    c) Em pacientes com insuficiência renal, as substâncias normalmente eliminadas pela urina acumulam-se nos líquidos corporais, afetando o equilíbrio hidroeletrolítico, porém sem provocar alterações nas funções endócrinas.
    d) A insuficiência renal crônica tende a progredir mais rapidamente em pacientes que apresentem hipertensão que naqueles que excretem quantidades significativas de proteínas.
    e) A insuficiência renal aguda provoca elevação da creatinina sérica a um valor acima de seu valor basal e está sempre acompanhada de oligúria e anúria.
  • questão #344930
    CESPE - 2013 - TRT 8ª - Analista Judiciário - Enfermagem
    Assunto: Geral
    Sabendo que o equilíbrio hidroeletrolítico é um processo dinâmico crucial para a vida e para a homeostasia, assinale a opção correta no que refere aos distúrbios relacionados a equilíbrio.
    a) A privação de líquidos em pacientes inconscientes, que não percebem sede, não respondem a ela nem podem comunicá-la, resulta em hipernatremia, cujo tratamento mais seguro consiste na infusão de uma solução hipotônica, o que diminui o risco de edema cerebral.
    b) Anorexia, náuseas, vômitos, fraqueza muscular, câimbras nas pernas, arritmias, anúria, hipoglicemia e sede excessiva são manifestações clínicas da hipopotassemia.
    c) A hipomagnesemia, que pode ser provocada pelo uso do álcool e produz alterações de humor, depressão e arritmias, é corrigida pela administração rápida de solução eletrolítica em bolos que contêm magnésio, evitando-se, assim, o bloqueio cardíaco e a assistolia.
    d) A tendência do sódio de se mover do líquido extracelular, onde sua concentração é baixa, para o líquido intracelular, onde tem concentração alta, se processa por difusão.
    e) As manifestações clínicas da hipovolemia incluem perda de peso, oligúria, hipotensão ortostática, bradicardia, hipertermia, anorexia, náuseas e câimbras.
  • questão #344929
    CESPE - 2013 - TRT 8ª - Analista Judiciário - Enfermagem
    Assunto: Geral
    Em relação aos processos de esterilização de produtos para a saúde, assinale a opção correta.
    a) O óxido de etileno, gás tóxico utilizado na esterilização de diferentes produtos médicos, é indicado para produtos termossensíveis, pois utiliza protocolos de esterilização a temperaturas de 10 °C a 15 °C.
    b) A escolha do método de esterilização é determinada pelas características do agente esterilizante, independentemente da natureza do produto a ser processado.
    c) O processo de esterilização por calor úmido realizado em autoclaves utiliza vapor de água sob pressão, não sendo adequado, portanto, à esterilização de pós ou produtos oleosos.
    d) Recomenda-se a utilização do processo de esterilização por calor seco para produtos que não suportem altas temperaturas por períodos prolongados, uma vez que, nesse processo, utilizam-se ciclos de esterilização mais rápidos que no processo de esterilização por calor úmido.
    e) A esterilização por cobalto 60 é normalmente realizada à temperatura ambiente, com o emprego de protocolos com tempo de exposição constante.
  • questão #344928
    CESPE - 2013 - TRT 8ª - Analista Judiciário - Enfermagem
    Assunto: Geral
    Assinale a opção correta acerca das atividades desenvolvidas pela central de material e esterilização (CM
    E) no processamento de produtos para a saúde.
    a) Os nebulizadores, artigos de assistência respiratória classificados como semicríticos, devem ser desinfetados pela submersão em solução de hipoclorito de sódio durante quinze minutos, sendo obrigatório seu enxágue antes do uso.
    b) O fio-guia, material de assistência respiratória utilizado durante a intubação traqueal, deve ser submetido à limpeza, seguida de desinfecção com álcool a 70%, podendo ser novamente utilizado após esses procedimentos.
    c) A limpeza, que consiste na remoção da sujidade visível, orgânica e inorgânica, com a consequente retirada de sua carga microbiana, é etapa essencial e indispensável para o processamento de todos os artigos de saúde.
    d) Cada um dos métodos de esterilização do instrumental cirúrgico, se empregado corretamente, é capaz de remover completamente os contaminantes.
    e) Os detergentes enzimáticos, que são atóxicos e permitem enxágue simples, aumentam a eficiência da limpeza por serem compostos por enzimas que têm ação sobre a matéria orgânica, o que facilita a sua remoção, que ocorre, em média, em trinta minutos.
  • questão #344927
    CESPE - 2013 - TRT 8ª - Analista Judiciário - Enfermagem
    Assunto: Geral
    Em relação à antissepsia e aos principais agentes antissépticos, assinale a opção correta.
    a) A clorexidina, substância de atividade microbicida, inativa alguns vírus lipofílicos, como o vírus da herpes e o HIV, e seu uso regular leva a um efeito cumulativo, de modo que sua atividade se mantém na presença de sangue.
    b) O triclosan, bactericida de excelente ação fungicida, tem excelente ação residual, e sua atividade é minimamente afetada pela presença de matéria orgânica.
    c) O iodo, substância de ação imediata contra bactérias e vírus entéricos e ação fungicida, absorvido pela pele, atinge níveis sistêmicos.
    d) Os antissépticos agem na pele matando as bactérias ou inibindo sua reprodução, mas na mucosa não tem efeito letal contra esses microrganismos.
    e) O álcool, substância bactericida, tuberculocida e fungicida, quando utilizado na assepsia das mãos, remove sujeira e matéria orgânica.
  • questão #344926
    CESPE - 2013 - TRT 8ª - Analista Judiciário - Enfermagem
    Assunto: Geral
    No que concerne ao gerenciamento dos resíduos sólidos nos serviços de saúde, assinale a opção correta.
    a) Os resíduos sólidos gerados por estabelecimentos de menor porte, como farmácias, consultórios médicos e odontológicos, são menos perigosos ou de menor risco à saúde pública, ficando a cargo dos responsáveis técnicos por esses estabelecimentos a implantação de um sistema de gerenciamento de resíduos nesses ambientes.
    b) Há consenso técnico quanto à melhor forma de tratamento e de disposição final dos resíduos sólidos no serviço de saúde, apesar de a técnica adotada ser bastante onerosa.
    c) O gerenciamento dos resíduos sólidos deve ser avaliado e acompanhado pela comissão de controle de infecção hospitalar, sendo o treinamento dos profissionais dos setores de higiene e limpeza de responsabilidade exclusiva da direção administrativa.
    d) O gerenciamento dos resíduos sólidos é um instrumento capaz de minimizar ou até mesmo impedir os efeitos adversos causados pelos resíduos sólidos, do ponto de vista sanitário, ambiental e ocupacional.
    e) Apesar da grande quantidade de conhecimentos específicos, leis e normas em geral, observam-se sérios problemas em todas as etapas do gerenciamento dos resíduos de saúde, incluindo-se fiscalização inadequada.
  • questão #344925
    CESPE - 2013 - TRT 8ª - Analista Judiciário - Enfermagem
    Assunto: Geral
    A propósito das medidas a serem adotadas na precaução específica de contato, assinale a opção correta.
    a) Luvas e avental, de uso obrigatório em toda manipulação do paciente, de cateteres e sondas, e de outras superfícies próximas ao leito, devem ser retirados logo após o uso, devendo o profissional, em seguida, realizar a higienização das mãos.
    b) Em quarto não privativo, a distância mínima entre dois leitos deve ser de dois metros, independentemente da patologia dos pacientes.
    c) No transporte do paciente, o profissional deve manter as medidas específicas de precaução de contato e realizar a desinfecção da superfície tão logo o paciente deixe de utilizá-la.
    d) Equipamentos como termômetros e estetoscópios podem ser utilizados em mais de um paciente internado, desde que sejam higienizados antes e após o uso.
    e) Esse tipo de medida é indicado em caso de infecção comprovada ou colonização por bactérias multirresistentes ou por microrganismos epidemiologicamente importantes, passíveis de transmissão por contato.
  • questão #344924
    CESPE - 2013 - TRT 8ª - Analista Judiciário - Enfermagem
    Assunto: Geral
    Em relação aos equipamentos de proteção individual (EPI) utilizados pelo pessoal da área da saúde, assinale a opção correta.
    a) O uso do jaleco é permitido somente nas áreas de trabalho e constitui uma proteção para o paciente nos diversos atendimentos.
    b) Os óculos de segurança e(ou) proteção, se utilizados no trabalho com agentes biológicos, devem ser limpos com hipoclorito de sódio a 0,1%, e não com álcool, que prejudica o material com que os óculos são fabricados.
    c) A seleção do tipo de máscara é feita considerando-se o agente biológico com o qual se vai trabalhar; no caso de aerossóis, usam-se máscaras PFF2 (tipo N95) individuais, que possuem a restrição de não poderem ser usadas por longos períodos.
    d) As luvas de borracha usadas para limpeza devem permanecer uma hora em solução de hipocloreto de sódio a 0,1% para desinfecção.
    e) Os jalecos, que podem ser de mangas curtas, devem ser descontaminados antes de ser lavados.
  • questão #344923
    CESPE - 2013 - TRT 8ª - Analista Judiciário - Enfermagem
    Assunto: Geral
    Intoxicações, abuso de drogas e violência sexual são temas comuns na rotina profissional na enfermagem. No que se refere a esses temas, assinale a opção correta.
    a) Em caso de ingestão de substâncias alcalinas ou derivadas do petróleo, a primeira conduta deve ser a indução ao vômito, para evitar a absorção de elementos tóxicos.
    b) Em se tratando de intoxicações por monóxido de carbono, um fator prognóstico importante é a oximetria de pulso, pois, quanto maior a intoxicação, menor será a saturação.
    c) Quando um agente tóxico desconhecido tiver sido ingerido ou quando for necessário identificar um antídoto para um agente tóxico conhecido, deve-se recorrer aos centros de controle de intoxicações locais.
    d) A presença de múltiplas lesões em diferentes estágios de cura, mesmo quando não explicadas, só pode ser investigada quando solicitada pelo próprio paciente.
    e) As manifestações clínicas mais comumente relacionadas a casos de negligência são traumatismos cranianos e fraturas.
  • questão #344922
    CESPE - 2013 - TRT 8ª - Analista Judiciário - Enfermagem
    Assunto: Geral
    A respeito da escala de coma de Glasgow (ECG), assinale a opção correta.
    a) Em pacientes entubados, não há necessidade de avaliação da resposta verbal, sendo a pontuação da ECG obtida pela soma dos demais quesitos.
    b) Um paciente com abertura ocular ao comando verbal e que não emita nenhuma resposta e retire o membro ao estímulo doloroso apresentará doze pontos na ECG.
    c) A ECG baseia-se na quantificação de três variáveis, pontuando-se cada uma de acordo com a melhor resposta obtida durante o exame e somando-se os resultados, que podem indicar uma pontuação entre 3 e 15.
    d) A classificação do paciente de acordo com a ECG independe do fato de o paciente estar utilizando medicamentos.
    e) A resposta motora é avaliada e pontuada em cinco níveis, recebendo a menor nota o paciente que obedece aos comandos espontaneamente.
  • questão #344921
    CESPE - 2013 - TRT 8ª - Analista Judiciário - Enfermagem
    Assunto: Geral
    Por mais eficiente que seja um suporte avançado, se as ações de suporte básico de vida não forem feitas de forma adequada, será baixa a chance de sobrevivência de um paciente em situação de emergência. No que concerne ao suporte básico de vida nas ações de urgência e emergência e ao suporte pediátrico, assinale a opção correta.
    a) Assim como a corrente do adulto, a corrente de sobrevivência pediátrica apresenta cinco elos, que ocorrem na mesma sequência em ambos os tipos de pacientes.
    b) Em uma parada cardíaca pediátrica, a ativação do serviço médico de emergência deve ser a primeira conduta a ser tomada, seguida de reanimação cardiopulmonar por cerca de dez minutos.
    c) O meio mais indicado para a verificação de pulso em situações de emergência é a palpação da carótida, ainda que se trate de lactentes e menores de um ano.
    d) Recomenda-se, atualmente, para as compressões torácicas em crianças e lactentes atendidas por dois socorristas, que a relação compressão-ventilação seja de 15:2.
    e) A corrente de sobrevivência do adulto é composta por cinco elos interdependentes, sendo o primeiro deles relacionado ao suporte avançado de vida.
  • questão #344920
    CESPE - 2013 - TRT 8ª - Analista Judiciário - Enfermagem
    Assunto: Geral
    As emergências clínicas são um enorme desafio, uma vez que necessitam de atendimento rápido e sistematizado que vise à estabilização inicial do paciente para posterior avaliação. Em relação às emergências neurológicas, assinale a opção correta.
    a) A meningite, definida como processo inflamatório que acomete o parênquima nervoso e provoca febre, rebaixamento do nível de consciência e crises convulsivas, é a infecção do sistema nervoso central de maior prevalência no pronto-socorro.
    b) Os sinais clássicos de uma paciente com síndrome de hipertensão intracraniana incluem a presença dos sinais de Kernig e Brudzinski e eventual dissociação pulso-temperatura.
    c) Pacientes com cefaleia que apresentem história prévia de episódios semelhantes, sem alteração substancial, são considerados de alto risco para doenças potencialmente fatais, sendo-lhes recomendado submeterem-se rotineiramente a exames de neuroimagem.
    d) Um dos procedimentos iniciais da avaliação de um paciente com suspeita de acidente vascular cerebral, consiste em verificar a glicemia capilar, uma vez que a hipoglicemia é um importante diagnóstico diferencial, sendo uma causa potencialmente reversível.
    e) Após a estabilização inicial de um paciente com acidente vascular cerebral (AVC) e a exclusão de causas reversíveis imediatas, deve-se submetê-lo a uma tomografia computadorizada e repeti-la após 72 horas, uma vez que, nos casos de AVCs isquêmicos, observam-se alterações nesse exame na maior parte dos pacientes.