Questões de BrOffice - Informática Básica

  • questão #223652
    CESPE - 2013 - TJ - PB - Juiz Leigo
    Assunto: BrOffice
    Acerca do ambiente Br.Office, assinale a opção correta.
    a) O Calc, calculadora do Br.Office, é usado somente para operações matemáticas básicas, cujos resultados podem ser exportados para outro programa de elaboração de planilhas eletrônicas.
    b) O Br.Office permite que os programas sejam utilizados de forma integrada, ou seja, é possível incluir uma planilha em um documento ou uma imagem em uma apresentação de eslaides.
    c) O programa Impress do Br.Office é o gerenciador de impressão, disponível para opções avançadas de impressão de imagens e arquivos.
    d) O Br.Office é uma suíte de ferramentas de edição de imagens e textos que pode ser executada exclusivamente em sistemas operacionais Linux.
    e) No Br.Office, o Math equivale ao Excel do MSOffice, ambos utilizados para a elaboração e edição de planilhas eletrônicas avançadas.
  • questão #329075
    FCC - 2013 - PGJ - CE - Analista Ministerial - Direito
    Assunto: BrOffice
    Ana digitou um texto utilizando o BrOffice.org Writer versão 3.1 em português que tinha 250 ocorrências da palavra direito distribuídas em locais diferentes do texto. Ao terminar a digitação, resolveu colocar todas as ocorrências dessa palavra em negrito. Pensou em localizar cada palavra, selecioná-la e aplicar o efeito negrito, mas percebeu que isso levaria muito tempo. Procurou então uma forma de fazer isso automaticamente, através de algum recurso do editor de texto.

    O recurso do BrOffice.org Writer que permite realizar a tarefa desejada por Ana pode ser encontrado no menu Editar, a partir de um clique na opção
    a) Localizar e Substituir.
    b) Formatar texto.
    c) Localizar e Formatar.
    d) Formatar e Substituir.
    e) Definir Estilo.
  • questão #345635
    FUNDATEC - 2013 - Prefeitura de Nova Roma do Sul - Contador
    Assunto: BrOffice
    Para a resolução das questões desta prova, considere os seguintes detalhes: (1) o mouse está configurado para uma pessoa que o utiliza com a mão direita (destro) e usa, com maior frequência, o botão esquerdo, que possui as funcionalidades de seleção ou de arrastar normal, entre outras. O botão da direita serve para ativar o menu de contexto ou de arrastar especial; (2) os botões do mouse estão devidamente configurados com a velocidade de duplo clique; (3) os programas utilizados nesta prova foram instalados com todas as suas configurações padrão, entretanto, caso tenham sido realizadas alterações que impactem a resolução da questão, elas serão alertadas no texto da questão ou mostradas visualmente, se necessário; (4) no enunciado e nas respostas de algumas questões, existem palavras que foram digitadas entre aspas, apenas para destacá-las. Neste caso, para resolver as questões,
    desconsidere as aspas e atente somente para o texto propriamente dito; e (5) para resolver as questões dessa prova, considere, apenas, os recursos disponibilizados para os candidatos, tais como essas orientações, os textos introdutórios das questões, os enunciados propriamente ditos e os dados e informações disponíveis nas Figuras das questões, se houver.


    Considerando alguns recursos e ferramentas do BrOffice.org Writer 3 e a descrição de suas funcionalidades, associe a Coluna 1 à Coluna 2.


    Coluna 1

    1. Mala Direta.
    2. Documento Mestre.
    3. Pincel de Estilo.
    4. Autotexto.
    5. Colar Especial.


    Coluna 2

    ( ) Permite armazenar textos de modo que se possa rapidamente inseri-los mais tarde.
    ( ) Usado para combinar ou mesclar dados de endereços e um documento de texto para imprimir cartas ou enviá-las por e-mail.
    ( ) Possibilita copiar a formatação de uma seleção de texto ou de um objeto e aplicá-la em outra seleção de texto ou objeto.
    ( ) Permite gerenciar documentos grandes, como um livro com vários capítulos. Pode ser visto como um recipiente para arquivos individuais denominados subdocumentos.
    ( ) Insere o conteúdo da área de transferência no arquivo atual em um formato especificado pelo usuário.

    A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
    a) 2 - 1 - 5 - 4 - 3.
    b) 4 - 3 - 1 - 2 - 5.
    c) 2 - 3 - 1 - 4 - 5.
    d) 4 - 1 - 5 - 2 - 3.
    e) 4 - 1 - 3 - 2 - 5.
  • questão #329129
    CESPE - 2013 - IBAMA - Analista Ambiental - Monitoramento Regulação Contr
    Assunto: BrOffice
    Com relação a aplicativos diversos atualmente utilizados, como os dedicados à edição de textos e planilhas, à geração de material escrito e à programação multimídia, julgue os próximos itens.
    No Windows Explorer, para se agrupar documentos de uma forma organizada, com os arquivos em ordem alfabética, deve-se criar uma pasta cujo nome se inicie com um asterisco e, em seguida, colar todos os arquivos dentro dessa nova pasta.
    Certo
    Errado
  • questão #329130
    CESPE - 2013 - IBAMA - Analista Ambiental - Monitoramento Regulação Contr
    Assunto: BrOffice
    Com relação a aplicativos diversos atualmente utilizados, como os dedicados à edição de textos e planilhas, à geração de material escrito e à programação multimídia, julgue os próximos itens.
    No aplicativo BrOffice Calc, ao se exportar uma planilha para o formato PDF, é possível especificar as páginas que serão exportadas e o grau de qualidade das imagens.
    Certo
    Errado
  • questão #329131
    CESPE - 2013 - IBAMA - Analista Ambiental - Monitoramento Regulação Contr
    Assunto: BrOffice
    Com relação a aplicativos diversos atualmente utilizados, como os dedicados à edição de textos e planilhas, à geração de material escrito e à programação multimídia, julgue os próximos itens.
    No eslaide mestre de uma apresentação preparada no BROffice Impress, na opção Cor/Escala de Cinza, é possível selecionar todas as opções ou apenas as que serão utilizadas, como Cor, Escala de Cinza e Preto e Branco.
    Certo
    Errado
  • questão #329132
    CESPE - 2013 - IBAMA - Analista Ambiental - Monitoramento Regulação Contr
    Assunto: BrOffice
    Com relação a aplicativos diversos atualmente utilizados, como os dedicados à edição de textos e planilhas, à geração de material escrito e à programação multimídia, julgue os próximos itens.
    Para se fazer a restauração dos dados de uma cópia de segurança de arquivo que se encontre em volume NTFS, é recomendável utilizar volume NTFS que tenha a mesma versão daquele utilizado na feitura da cópia de segurança.
    Certo
    Errado
  • questão #329142
    CESPE - 2013 - MPU - Direito
    Assunto: BrOffice
    Com referência à suíte de aplicativos LibreOffice, julgue o item abaixo.
    O LibreOffice é uma suíte de escritório livre, criada para ser executada exclusivamente no ambiente Linux e oferecer todas as funções esperadas de uma suíte profissional: editor de textos, planilha, apresentação, editor de desenhos e banco de dados.
    Certo
    Errado
  • questão #329149
    CESPE - 2013 - IBAMA - Analista Administrativo
    Assunto: BrOffice
    Considerando um texto em edição no Write, julgue os itens que se seguem.
    Ao salvar o arquivo em edição no Write, é importante escolher a extensão .TMP para garantir a realização do becape automático.
    Certo
    Errado
  • questão #329150
    CESPE - 2013 - IBAMA - Analista Administrativo
    Assunto: BrOffice
    Considerando um texto em edição no Write, julgue os itens que se seguem.
    Ao salvar o arquivo em um disco removível, seu conteúdo será protegido contra vírus de macro, pois esse tipo de vírus ataca apenas arquivos no disco rígido.
    Certo
    Errado
  • questão #329151
    UEG - 2013 - Polícia Civil-GO - Escrivão de Polícia
    Assunto: BrOffice
    Ao editar um texto o usuário pode decidir modificar a forma com que os caracteres são apresentados, alternando entre letras maiúsculas e minúsculas. No LibreOffice Writer, versão 3.6.3.2, na sua configuração padrão em português, um dos modos de fazer isso, após se selecionar o texto desejado, é:
    a) clicar com o botão auxiliar do mouse sobre o texto selecionado e escolher a opção Alterar Caixa, onde se tem acesso às opções de mudança de caixa.
    b) clicar com o botão auxiliar do mouse e escolher a opção Fonte, item Formatação e finalmente Estilo de Caixa.
    c) escolher a opção Formatar na barra de menu, em seguida o recurso Estilos e Formatação e selecionar o recurso de Caixa.
    d) escolher a opção Formatação no menu Ferramentas, onde se tem acesso ao submenu Mudança de Caixa, item Aplicar ao texto selecionado.
  • questão #329154
    UEG - 2013 - Polícia Civil-GO - Escrivão de Polícia
    Assunto: BrOffice
    Os recursos de tratamento de legendas e índices auxiliam no processamento de textos, permitindo, por exemplo, a construção automatizada de sumários e índices de figuras. No LibreOffice Writer, versão 3.6.3.2, na sua configuração padrão em português, tem-se que
    a) a inserção de uma legenda em uma figura pode ser feita clicando-se com o botão auxiliar do mouse sobre ela e escolhendo a opção Legenda.
    b) o recurso de Referência, disponível no menu Formatar, permite ao usuário criar um índice de figuras.
    c) a criação do índice remissivo pode ser feita a partir da seleção do menu Ferramentas, submenu Índice, opção Índice Remissivo.
    d) ao selecionar-se o menu Inserir e submenu Campo, o usuário poderá inserir um sumário analítico dos títulos incluídos no documento.
  • questão #329155
    UEG - 2013 - Polícia Civil-GO - Escrivão de Polícia
    Assunto: BrOffice
    O LibreOffice Calc é um software que permite a criação e edição de planilhas eletrônicas. Em sua versão 3.6.3.2, na sua configuração padrão em português, é possível criar várias planilhas em um mesmo documento, bem como referenciar células entre essas planilhas. Considerando-se um arquivo em que existam duas planilhas, Planilha1 e Planilha2, tem-se que
    a) a referência entre planilhas deve ser feita utilizando-se também o nome do documento, no formato NomePlanilha.NomeDocumento.Célula (por exemplo: Planilha1.Folha.C13).
    b) o recurso de referência entre planilhas pode ser utilizado desde que não existam gráficos que dependam de tais referências.
    c) a fórmula =C13+Planilha2.C7, inserida na célula C7 da Planilha1, indica a soma entre o conteúdo da célula C13 da Planilha1 e C7 da Planilha2.
    d) a referência entre planilhas é feita utilizando-se o recurso de programação de macros, no formato NomeMacro.NomePlanilha.Célula (por exemplo: Soma.Planilha1.C3).